Formação Profissional IEFP – tudo o que deve saber

Formação Profissional IEFP - tudo o que deve saber

Ficou recentemente desempregado(a), tem qualificações mas, infelizmente, não está a conseguir encontrar emprego na sua área? É algo mais comum do que pensa, mas não desespere, pois existem mecanismos estatais que o podem ajudar.

Quais? Um deles é a possibilidade de formação profissional através do Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP, noutras áreas de atuação.

Continue reading…

Conheça o Sistema Educativo Português

Conheça o Sistema Educativo Português

Saiba o que é o Sistema Educativo Português, como está organizado e quais são as opções. A Lei de Bases do Sistema Educativo Português assenta numa série de princípios que têm, entre outros, o objetivo de assegurar o desenvolvimento de uma formação geral e específica sólidas, que possibilitem aos indivíduos desenvolver as suas capacidades de trabalho.

O Sistema Educativo Português organiza-se num conjunto de estruturas e ações diversificadas que são da responsabilidade de diferentes instituições e entidades públicas, particulares ou cooperativa.

Organização do sistema educativo

O sistema Educativo Português organiza-se em três etapas essenciais: Educação Pré-escolar; Educação Escolar e Educação Extraescolar. Vamos conhecê-las melhor. Em que consistem, como estão organizadas e quais as opções possíveis.

Continue reading…

Ensino Público ou Ensino Privado

Ensino Público ou Ensino Privado

Se procura uma escola para o seu filho e está indeciso entre o ensino público e o privado, saiba o que ter em conta, na hora da escolha.

Escolher a melhor escola para os nossos filhos, independentemente dela fazer parte de uma instituição do ensino público ou do ensino privado, não é, com toda a certeza, tarefa fácil. No entanto, e tratando-se de um assunto tão importante como este, há que ter alguns aspetos em consideração.

Todas as escolas, do ensino público ou privado, são instituições que têm a seu cargo a tarefa de educar indivíduos de diferentes idades, segundo programas e planos sistemáticos.

Continue reading…

Estágios curriculares: tudo o que deve saber

Estágios curriculares: tudo o que deve saber

Tem-se vindo a deparar com ofertas de estágios curriculares nas mais variadas plataformas de anúncios de emprego? A verdade é que os estágios curriculares são cada vez mais procurados pelas empresas, pelo facto de não terem encargos, mas são especialmente importantes para os alunos, pois são, para muitos, o primeiro contacto com o mercado laboral.

Ainda que os estágios curriculares não sejam considerados um trabalho, são elementos de extrema importância para a posterior elaboração do CV, bem como para a consequente integração no mercado de trabalho.

Se não está familiarizado com o programa em questão, nós ajudamos a que se mantenha informado!

Continue reading…